petite julie

quinta-feira, 2 de julho de 2009

ARTESANATO

ARTESANATO:

CARACTERIZAÇÃO GERAL

Num cenário de busca crescente, por parte dos consumidores, de produtos diferenciados e originais, o Artesanato - cujas estimativas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apontam uma movimentação anual de recursos da ordem de R$ 28 bilhões e 8,5 milhões de pessoas - emerge como uma contrapartida à massificação e uniformização de produtos globalizados, promovendo o resgate cultural e a identidade regional.

O "fazer artesanal" é o precursor de processos industriais, trazendo no seu âmago tradição e inovação, preservando nossa memória e, ao mesmo tempo, promovendo mudanças contínuas no nosso modo de viver. Possuindo elevado potencial de ocupação e geração de renda em todos os Estados, posiciona-se como um dos eixos estratégicos de valorização e desenvolvimento dos territórios, razão pela qual vem ganhando destaque crescente no conjunto das estratégias de atuação empreendidas tanto pelo setor público quanto privado.

Considerando as premissas do desenvolvimento sustentável, o Artesanato apresenta as seguintes características básicas:

Devido à sua característica, o produto ou a solução artesanal requerem um contato direto e interativo com aquele que o utiliza e traz consigo, de forma inequívoca, o valor cultural, a história de um mestre, de uma região e de um povo. Neste contexto, o design, que apresenta muitas vezes e ao mesmo tempo soluções requintadas e práticas, primando pela valorização do material, dá nova vida ao artesanato, tirando-o das galerias de ‘souvenirs’ e alçando-o às prateleiras dos artigos de luxo.

Hoje, o artesanato brasileiro também tem firmado sua presença como produto de exportação e tem levado a nossa cara, o nosso jeito, por meio das cores, das formas e principalmente dos materiais utilizados com a criatividade e a técnica dos nossos artesãos.

Cabe destacar, ainda, os benefícios gerados pela forte vinculação observada entre os setores de Artesanato e do Turismo, mediante a inserção do artesão e seu local de produção nos roteiros turísticos, além da implementação de estratégias integradas, tais como a comercialização de produtos regionais em pontos turísticos e a ambientação de hotéis e restaurantes, com produtos artesanais evidenciando a identidade cultural local.



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Programa Sebrae de Artesanato


Resgate Cultural do Artesanato Mineiro


16.12.2008 - Artesãs exportam para Europa


Notícia 31.03.2009 - Música Minas


Notícia 31.03.2009 - Artesanato do Jequitinhonha



http://www.sebraemg.com.br/Geral/VisualizadorConteudo.aspx?cod_conteudo=570&cod_areasuperior=2&cod_areaconteudo=51&navegacao=ÁREAS_DE_ATUAÇÃO/Artesanato

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